O mercado está cada dia mais competitivo. Por isso, se certificar de fazer anúncios adequados e atender bem os seus prospectivos clientes é um dos passos mais importantes para alavancar as suas vendas.
O contato realizado pelo telefone pode resultar em uma impressão que ficará marcada por muito tempo na memória do cliente. Sendo assim, cabe a você se certificar que o atendimento não deixará nada a desejar, certo?
Quer saber como melhorar o atendimento por telefone? Continue lendo o nosso post que você não vai se arrepender!
Tenha um atendimento profissional
É verdade que manter uma certa informalidade, demonstrar que entende e se importa com as dores do seu consumidor, pode ser uma excelente forma de fidelizá-lo.
No entanto, você deve deixar claro que sabe o que está fazendo, cuidando para não passar uma impressão de desmazelo. Por isso, mantenha o ambiente profissional. Evite atender as ligações de negócios da mesma maneira que atende as suas ligações particulares.
O “alô”, por exemplo, deve ser substituído pelo anúncio do nome da empresa, seguido pelo nome do atendente e por um cumprimento convidativo — como “em que posso ajudar?”. Desse modo, você manterá o ambiente profissional e não será informal demais.
Monte um roteiro de atendimento
É difícil saber quem está ligando para a sua empresa, não é mesmo? Descobrir se você está lidando com apenas um curioso, com um prospectivo cliente ou, até mesmo, com um consumidor fiel da sua marca só será possível após alguns minutos de conversa.
Dessa maneira, o padrão de qualidade do seu atendimento sempre deverá ser mantido. Para isso, estabeleça um roteiro para os seus funcionários atenderem as ligações.
Além dos cumprimentos, é preciso ter em mente quais as perguntas que serão feitas, como e quando uma ligação será encaminhada e, até mesmo, como anotar os recados de maneira eficiente, quando for necessário.
Essas medidas ajudarão o seu pessoal a entender a necessidade do cliente de forma rápida, evitando que a linha fique presa por um longo período e diminuindo o tempo de espera.
Cuide da dicção
Infelizmente, é comum acontecer erros de interpretação em ligações telefônicas. Para impedir que isso ocorra, é fundamental tomar cuidado com a forma que as palavras são pronunciadas.
Vale a pena ressaltar que esse ponto não se refere a algum sotaque que os seus funcionários possam ter, certo? Cuidar da dicção é imprescindível para certificar-se de que o que está sendo falado esteja claro, não deixe dúvidas e, principalmente, evite mal-entendidos.
Seja proativo
A proatividade, no atendimento telefônico, consiste em demonstrar que está interessado na resolução do problema do cliente — mostrando que você fará tudo o que está ao seu alcance para deixá-lo satisfeito.
Dessa forma, deixe claro que você entende a reclamação e que está disposto a solucioná-la. Para isso, é imprescindível que você tome as medidas necessárias para resolver o problema e/ou direcione o cliente para quem possa cuidar do assunto.
É importante destacar que você deve transferir a ligação do cliente para outro profissional apenas em último caso. Afinal, ninguém gosta de passar horas tendo que comunicar o mesmo problema para diferentes pessoas sem ter previsão de solução, não é mesmo? Pois bem, o seu cliente também não!
Colha feedbacks sobre o atendimento
Entenda que os feedbacks são importantes para mostrar se a direção que a sua empresa está seguindo é a correta. Desse modo, crie oportunidades para as pessoas expressarem suas opiniões sobre o atendimento telefônico da sua equipe. Mais importante: saiba lidar com as críticas construtivas e trabalhe em cima dos pontos fracos, a fim de otimizá-los.
Ao seguir as dicas que apresentamos neste post, você vai ser bem-sucedido em melhorar o atendimento por telefone da sua empresa. Por tomar esse passo, a primeira impressão que terão da sua corporação será positiva e isso, consequentemente, aumentará as suas vendas e a sua visibilidade no mercado.
Gostou de saber como melhorar o atendimento por telefone da sua empresa? Já coloca em prática alguma das dicas que mencionamos? Deixe o seu comentário!