Engana-se quem pensa que apenas as grandes empresas precisam investir em marketing e publicidade. Com a ascensão da internet e das redes sociais, todas as organizações, independentemente do tamanho, podem investir em ações para aumentar a visibilidade online.
Ao contrário das mídias tradicionais, como os jornais impressos e as emissoras de rádio e televisão, o investimento em mídias online tende a ser mais acessível, gerando resultados também satisfatórios e aumentando muito a visibilidade e a lucratividade dos negócios.
Pensando nisso, listamos uma série de estratégias para que você aprenda a como aumentar a visibilidade online da sua empresa e conseguir se destacar perante a concorrência. Continue a leitura!
1. Esteja presente nas redes sociais
É importante que a sua empresa marque presença nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras. Porém, vale ressaltar que não basta criar contas nessas mídias e deixá-las abandonadas.
A ideia é que você tenha um conteúdo planejado, embasado em um calendário editorial feito de acordo com os interesses de seu público, mesclando informações relevantes para as pessoas interessadas em seu segmento e também posts de cunho mais promocional — ou seja, que contenha o anúncio de produtos ou serviços propriamente ditos.
2. Invista no Facebook Ads
Além dos posts gratuitos, o Facebook também permite que você faça publicações pagas por meio da ferramenta Facebook Ads. Assim, você poderá criar anúncios da sua empresa, definir um valor a ser pago para executá-lo e fazer com que ele seja visto apenas por pessoas que realmente possam se interessar pelo seu negócio.
A segmentação pode ser feita por idade, sexo, localização geográfica, entre outros aspectos que podem ser selecionados na própria ferramenta.
3. Patrocine links no Google AdWords
A plataforma de publicidade do Google é chamada de Google AdWords e permite a compra de palavras-chave. Desse modo, se você é dono de uma oficina mecânica na cidade X, por exemplo, pode comprar a palavra-chave “oficinas de automóveis em X”.
Assim, sempre que uma pessoa fizer essa busca no Google, o link com o site e informações do seu negócio, como telefone e endereço, aparecerão prioritariamente antes de outras empresas que não compraram a sequência de palavras.
4. Faça parcerias com influenciadores digitais
A pesquisadora na área de comunicação, Carolina Terra, é autora de artigos e livros que citam a importância dos influenciadores digitais nas estratégias de marketing das empresas. Para a estudiosa, esses influenciadores são pessoas ou grupos que se tornaram populares nas redes sociais e podem tirar proveito dessa fama para divulgar marcas.
Sendo assim, se a sua empresa vende cosméticos, por exemplo, pode enviar press kits com produtos para blogueiros (ou youtubers) que tenham uma base de audiência formada por pessoas que, possivelmente, adquiririam esse tipo de produto, ou mesmo, pagar os influenciadores digitais para que divulguem sua marca para os seus seguidores.
5. Esteja presente nos portais de buscas
Os portais de buscas são excelentes para que a sua empresa seja encontrada quando alguém precisa de um produto ou serviço que você oferece. Esses sites funcionam como uma lista telefônica digital, em que os usuários podem pesquisar por categorias ou diretamente pelo nome da empresa.
Dessa forma, se alguém clicar na categoria “Saúde & Estética” poderá ter acesso a contatos de médicos, psicólogos, podólogos, academias e várias empresas e profissionais desse segmento. O mesmo ocorre com outros setores, sendo essa uma grande vitrine para o seu negócio.
Agora você já sabe como aumentar a visibilidade online da sua empresa! Qual dessas ações vai colocar em prática? Conte para a gente nos comentários!