Desenvolver boas estratégias de marketing para a sua empresa é imprescindível para que ela cresça e se destaque no mercado. No entanto, mais importante do que isso é conseguir mensurar os resultados alcançados.
Em outras palavras: você deve calcular qual o seu Retorno sobre Investimento em publicidade para que seja possível avaliar se o seu investimento está adequado ao seu retorno ou não.
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Entenda o que é ROI
O ROI é uma sigla em inglês para “Return Over Investment” — que nada mais é do que o Retorno sobre o Investimento. Por meio dessa métrica é possível determinar se uma empresa está ganhando ou perdendo dinheiro diante de uma nova estratégia.
Esse cálculo pode ser feito em todos os investimentos que a sua empresa realizar — e, quando você faz isso, consegue observar se a sua metodologia é eficiente ou precisa de algum ajuste. Afinal, você não quer sair no prejuízo, não é mesmo?
Descubra a importância de medir o Retorno sobre Investimento em publicidade
Como já vimos, o ROI pode ser utilizado em todos os investimentos feitos pela sua empresa — e aplicar essa métrica em publicidade não seria diferente.
A verdade é que crescer e ser reconhecido no mercado depende da eficiência das suas campanhas publicitárias. Sendo assim, ter segurança nos resultados obtidos ao realizar o investimento no seu marketing é vital para o desenvolvimento saudável da sua corporação.
Aprenda a calcular o ROI
Para fazer o cálculo do ROI, qualquer que seja o segmento, você vai precisar de ter dois números em mãos: o de receita e o de custos.
A receita diz respeito ao valor alcançado por sua empresa por meio das vendas, enquanto os custos são todas as despesas que você teve para tornar uma ação possível, ou seja, é valor de quanto você investiu.
Se for calcular o ROI de uma área específica, é importante que você utilize apenas os valores desse segmento, combinado?
Mas a pergunta é: como isso funciona em publicidade? E a resposta é bem simples: você vai precisar da receita que foi gerada e dos custos da campanha — e então deverá fazer o cálculo da seguinte forma:
- (receita gerada — custos da campanha) / custos da campanha
Após fazer a conta será necessário multiplicar o resultado por 100 — a fim de possibilitar a análise da porcentagem do seu retorno.
Utilize indicadores confiáveis
Assim que você for realizar o cálculo deverá ficar atento aos valores que realmente importam — para que seja possível interpretar os dados corretamente.
O cálculo do Retorno sobre Investimento em publicidade não leva em consideração a duração do investimento. Por isso, cabe a você, empreendedor, determinar se o seu resultado está ou não dentro do aceitável.
Por isso, tenha em mente, nas suas campanhas, quais são os parâmetros que merecem a sua atenção. Aumentar o número de visitas para o seu site é muito bom, no entanto, as suas conversões são o que realmente importa.
Dessa forma, sempre tenha atenção:
- ao número de leads gerados, ou seja, o quanto o seu cadastro de possíveis clientes aumentou;
- aos anúncios que se converteram em vendas;
- ao quanto sua marca foi vista pelo seu público-alvo, ou seja, o quanto de visibilidade foi atingida.
Visto isso, é de extrema importância que você calcule o Retorno sobre Investimento em publicidade, pois, como já foi citado, a partir dessa métrica é possível avaliar se o seu investimento em marketing está adequado. E, se não estiver, esse cálculo possibilitará a tomada de decisões estratégicas — o que ajudará a sua empresa a se destacar no mercado.
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