profissionais analisando o crescimento da empresa

O que impede o crescimento de sua empresa local?

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos empreendedores está relacionada ao crescimento da empresa. No entanto, existem diversos aspectos que podem trazer obstáculos a esse objetivo.

Nesse cenário, fica mais difícil corrigir as falhas e aprimorar a performance a fim de aumentar a competitividade do negócio perante o mercado. Por isso, o ideal é conhecer as operações executadas internamente para garantir que parte dos entraves seja reduzida ou eliminada.

Neste post, vamos indicar os principais aspectos que impedem a alavancagem do seu empreendimento e mostrar o que deve ser feito para evitar os impactos negativos e acabar com as barreiras. Então, que tal conhecer os desafios? Confira a partir de agora!

Falta de controle financeiro

Uma empresa só terá capacidade de crescer de modo saudável se o empreendedor cuidar bem das finanças. Os recursos disponíveis devem ser administrados com cuidado e inteligência. Caso contrário, o endividamento do negócio se torna uma consequência, que pode até ocasionar a falência em casos mais extremos.

O primeiro passo para ter controle financeiro é executar um bom fluxo de caixa, instrumento que monitora as movimentações e permite fazer projeções para os meses seguintes. No entanto, também é necessário atentar a outros aspectos, como o capital de giro (montante utilizado para o financiamento das operações diárias da empresa).

Vale a pena acompanhar indicadores e utilizar relatórios e balanços confiáveis, que ajudam a tomar decisões mais acertadas. Esse é o caminho para assegurar o desenvolvimento estratégico e operacional do seu empreendimento.

Dificuldade para inovar

Essa é uma das dificuldades mais presentes entre os empreendedores. Afinal, sair da zona de conforto é uma ideia que nem sempre agrada. No entanto, é necessária. Quem não enxerga os novos caminhos que pode seguir entra no conformismo e usa diferentes motivos para justificar essa situação.

A consequência é a ausência de vantagem competitiva, que faz o seu negócio ter pouca visibilidade perante a concorrência. Para sair dessa situação, a inovação é a estratégia mais acertada, porque assim você acompanha a constante evolução do mercado. Ao mesmo tempo, consegue oferecer contínuas melhorias em seus produtos e serviços, que ajudam sua empresa ser reconhecida pelos consumidores.

Ausência de investimentos em tecnologia

Os recursos tecnológicos são essenciais para o seu negócio ir em frente e alavancar suas operações. Essa também é uma maneira de automatizar algumas atividades operacionais e fazer a equipe focar em ações estratégicas, que são mais determinantes para o sucesso da sua empresa.

Por exemplo: ao divulgar seu empreendimento em um portal de compras, consegue ter acesso a uma quantidade maior de clientes no seu mercado local, o que potencializa as vendas.

Exigências da legislação

A complexidade das leis brasileiras e o alto nível de burocracia fazem com que os empreendedores tenham problemas ao gerenciar os aspectos financeiros e contábeis. Com isso, a empresa fica mais suscetível à aplicação de multas e sanções, além de ter dificuldade em conseguir crédito para financiamento.

Um ponto relevante nesse momento é a alta carga trabalhista, que inviabiliza algumas operações e pode ser um dos entraves para o crescimento organizacional com qualidade.

Falta de engajamento da equipe

Os colaboradores são a peça-chave para a alavancagem do negócio. Quando estão motivados, produzem mais e encontram alternativas viáveis e interessantes. Por isso, é indicado investir em estratégias motivacionais, por exemplo, fornecimento de feedbacks, elaboração de um programa de bonificação por resultados e por aí vai.

Perceba que o crescimento do seu negócio depende de diferentes variáveis e ele pode ser prejudicado por diversos fatores, que vão desde questões financeiras e contábeis até legislação e gestão de pessoas.

Porém, compreenda que não está só. Todo empreendedor encarou esses obstáculos e empregou esforços para ultrapassá-los. O ideal é estar preparado para enfrentar os inúmeros desafios e ter melhores resultados.

E você, enfrenta alguns desses desafios para o crescimento da empresa? Aproveite as dicas que repassamos ao longo deste post e enfrente os obstáculos. Para ver outras sugestões relevantes, curta a nossa fanpage no Facebook!