O sucesso de qualquer empresa depende de uma dedicação imensurável ao encantamento do consumidor — visto que uma pessoa satisfeita com um produto e/ou serviço acaba realizando o marketing boca a boca, possibilitando a vinda de novos clientes.
No entanto, por mais que criar essa rede de recomendações seja importante, também é um risco — principalmente se você deseja alavancar os lucros da sua empresa. Logo, é essencial que siga caminhos alternativos para que haja segurança nos seus resultados!
Quer entender o porquê de o marketing boca a boca não ser o suficiente para sua empresa? Então, acompanhe este post até o final!
Os principais problemas do marketing boca a boca
Depender da indicação de outros clientes é um caminho incerto para uma empresa — já que, sem uma estruturação dos processos de vendas e de marketing, inúmeros problemas podem ser enfrentados, como:
Falta de previsibilidade
Não é possível contar 100% com a boa vontade dos clientes! É provável que um consumidor satisfeito volte a adquirir seus produtos e/ou serviços. Porém, não é possível afirmar que ele será um promotor da sua marca.
Além disso, essa recomendação incerta também reflete na dificuldade de prever os resultados que você terá nos próximos meses, uma vez que o cliente não tem a obrigação de levar mais consumidores à sua empresa.
Baixo volume de pessoas alcançadas
Quando o seu negócio fica dependente do marketing boca a boca, ele está correndo um grande risco de falar com poucas pessoas. E, quando há o intuito de aumentar o lucro, é essencial comunicar com um público grande e que esteja interessado no que você tem a oferecer.
Isso descarta a possibilidade de definir metas de vendas claras para sua empresa, já que você trabalhará somente com palpites. Desse modo, a falta de ferramentas de comunicação escaláveis pode colocar sua empresa em um círculo limitado.
Dependência da sorte
Uma empresa que depende da recomendação dos clientes para a prospecção dos próximos consumidores exerce um papel passivo diante do público! Em um determinado mês, você pode ter ótimos resultados — mas a chance de o inverso ocorrer também é grande.
Portanto, a falta de aplicação em esforços de marketing deixa os resultados da empresa a mercê da sorte: como não há previsibilidade de caixa, não existe a possibilidade de comprometer investimentos para os próximos meses.
As melhores maneiras de atrair clientes
Após identificar os riscos de depender do marketing boca a boca para elevar os resultados das vendas, é o momento de conhecer os melhores caminhos para conquistar a previsibilidade. Confira!
Tenha um plano de marketing
Um plano de marketing é uma ferramenta de gestão que servirá como base para nortear sua empresa a um objetivo específico, além de prevenir erros causados pela inexperiência. Os principais pontos do plano de marketing são:
- planejamento dos resultados em médio e longo prazo;
- conhecimento das especificidades do negócio e do mercado;
- conhecimento dos consumidores;
- conhecimento da concorrência;
- análise dos recursos.
Produza conteúdos de valor
Produzir conteúdos de valor é uma forma de mostrar que você tem autonomia no assunto. Desse modo, é fundamental que você gere informações originais e úteis para conquistar uma base qualificada de contatos.
Esse é um caminho econômico com resultados sustentáveis, porém, em médio prazo. Você pode gerar conteúdos em diversos formatos, como e-books, blog posts, vídeos, minicursos etc — o objetivo é atrair e educar os potenciais clientes.
Invista em um portal de busca e prospecção
Contar com a expertise e o alcance de portais já consolidados no mercado é uma maneira segura de obter resultados em curto prazo — tendo em vista que um portal fornecedor de informações relevantes consegue propagar sua marca ao consumidor ideal.
Dessa maneira, anunciar em um portal com milhares de usuários gera visibilidade à sua marca e a deixa mais acessível ao público, além de transmitir credibilidade e colocar mais clientes em contato direto com você.
Isso é fundamental para que você conquiste novos clientes e tenha previsibilidade nos lucros da sua empresa — logo, será possível definir metas e elevar os resultados almejados.
Diante de todo o conteúdo apresente, você não ficará mais a mercê do marketing boca a boca, certo? Portanto, estruturar um plano de marketing, gerar conteúdos relevantes e investir em um portal de busca são dicas essenciais para o crescimento da sua empresa.
Agora que você já sabe o que fazer, que tal aprender a calcular o investimento em publicidade? Esperamos por você!